4 Dicas para otimizar o orçamento de Marketing Digital

4 Dicas para otimizar o orçamento de Marketing Digital

Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Saiba que a metodologia pode ser de grande utilidade para sua empresa, especialmente se você precisa poupar ou se está com o orçamento limitado.

Inbound Marketing nada mais é do que uma série de estratégias com a finalidade de atrair de forma natural os clientes para o site da sua empresa.

Ao contrário da publicidade tradicional, essa metodologia tem como base o relacionamento com o consumidor, sem qualquer tipo de interrupção ou propaganda invasiva.

E o resultado é bem vantajoso comparado ao marketing tradicional. No Inbound Marketing é possível economizar até 60% da verba investida.

A principal diferença entre o marketing tradicional e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

 

Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.

Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral e relevante para seu público-alvo.

Esse conteúdo é uma forma de educar o consumidor e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

 

Por isso, para te ajudar a fechar as contas no azul, daremos a seguir quatro formas de economizar com o Inbound Marketing. Vamos lá?

  1. Defina o orçamento

O Marketing Digital é um setor muito reconhecido por não ter como requisito um orçamento alto. Ressaltando que o orçamento precisa ser pensado como uma forma de investimento e não como um custo para o cofre da sua empresa. E para organizar melhor as finanças a serem gastas para o projeto, é preciso ter em mente algumas questões, como:

  • Ter conhecimento das metas do marketing;
  • Saber a importância de cada meta;
  • Ter um time de qualidade para executar cada fase do projeto;
  • Ter um retorno sobre investimento (ROI) no fim do objetivo.

Vale lembrar que existem diversas plataformas para que você possa definir o orçamento para Inbound Marketing  de uma forma simples. Como o Google Analytics, por exemplo, e até mesmo as redes sociais, que indicam estatísticas para facilitar seu trabalho.

  1. Estude seu público

Antes de injetar qualquer valor em um projeto de Inbound Marketing, é essencial conhecer a fundo seu público alvo.

Quando se tem um orçamento apertado, ter o máximo de informações a respeito do alvo é a melhor forma de conquistar com eficiência seus objetivos. Você pode fazer isso incluindo pesquisas em seu site por meio de formulários.

  1. Aposte em marketing de conteúdo

O conteúdo é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de Inbound Marketing. Isso porque eles servem para gerar um bom tráfego orgânico e para atrair o público para as redes sociais. Para isso, você pode criar um blog de marketing de conteúdo, por exemplo, para publicar conteúdos relevantes e assim atrair o público que deseja.

  1. Escolha os canais de mídia ideais para seu propósito

Quando você tem bastante informação sobre seu público alvo, chega o momento de se concentrar nas redes em que seu público costuma acessar.

Você pode obter essa informação também por meio de formulários em seu site. Depois é só fazer publicações persuasivas que chamem a atenção do seu público.

Não se esqueça de monitorar as métricas, ok? Somente dessa forma você saberá se sua estratégia de Inbound Marketing está no caminho certo.

Identifique, então, aqueles que aparentam ter maior potencial de ganho, pesquise formas de melhorar sobre como cada item e faça uma lista das ações que deve tomar no próximo mês.

Monte um calendário com todas as ações planejadas para o mês seguinte e faça o acompanhamento.

Todo mês avalie cada experimento para verificar o que foi efetivo na resolução do problema e, então, siga novamente com essa análise completa, fazendo o processo de maneira contínua.

 

Com essas dicas ficará muito mais fácil acertar no orçamento de marketing em sua empresa.

Quer implementar a metodologia em sua empresa?